domingo, 15 de março de 2009

Aula 2

COMO FUNCIONA O CAPITALISMO:

• Tem como principal objetivo o lucro.
• Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção.
• Tem no dinheiro ou seus similares (cartões de crédito, cheques) o seu principal meio de troca.
• Funciona conforme a lei da oferta e da procura – economia de mercado.
• Nas relações de trabalho predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende” seu trabalho para os donos dos meios de produção.
• No sistema capitalista a sociedade é baseada na divisão de classes.


SISTEMA SOCIALISTA


O Sistema Capitalista, que se estruturou na Europa Ocidental entre os séculos XVI e XIX, provocou profundas mudanças na sociedade. Nessa época, houve uma reorganização das classes sociais, pois, no século XIX, basicamente, a burguesia, dona dos meios de produção (fábricas, bancos, comércio), e o proletariado, mão-de-obra assalariada, que trabalhava em péssimas condições. Entre essas duas classes principais havia uma grande desigualdade econômica, pois a burguesia, dona dos meios de produção (fábricas, bancos, comércio) e o proletariado (mão-de-obra assalariada), que trabalhava em péssimas condições. Entre essas duas classes principais havia uma grande desigualdade econômica, pois a burguesia concentrava boa parte da renda nacional (acumulava riquezas), enquanto o proletariado possuía baixos salários.
O socialismo foi pensado, no século XX, como sistema sócio-político-econômico alternativo para substituir o sistema capitalista. A idéia que fundamentava o socialismo era a de uma sociedade sem classes, onde cada indivíduo teria suas necessidades básicas atendidas.
O primeiro país a aplicar o socialismo foi a Rússia, em 1917. A Revolução Socialista, neste país, provocou profundas mudanças:

• A economia de mercado (regulada pela “lei da oferta e da procura”) foi substituída pela economia planificada (planejada e centralizada) . O estado decidia onde investir, o preço de mercadorias e serviços, que empregos oferecer, os valores dos salários, o que os agricultores iam plantar, que setores industriais seriam mantidos etc. Assim, todas as decisões econômicas dependiam dos políticos que controlavam o Estado e dos técnicos que elaboravam os planos.
• Os meios de produção foram estatizados, como as escolas e universidades, os hospitais e postos de saúde etc., facilitando o acesso de toda a população a esses serviços.
• O modelo político multipartidário virou unipartidário. O partido que realizou a Revolução Russa, criou a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e tornou-se o único partido político no país, posteriormente chamado Partido Comunista. Era proibida a organização de qualquer outro partido.
O planejamento excessivamente centralizado nas mãos do Partido Comunista limitava, em parte, o avanço tecnológico de setores que não eram priorizados pela planificação. Neste contexto de rígido planejamento, as indústrias de base e a indústria bélica tiveram um bom desenvolvimento durante várias décadas, pois a planificação atendia esses setores econômicos. Em contrapartida, áreas como a da indústria automobilística os eletrodomésticos, dentre outras, não conseguiam avançar.

Um comentário:

COMPURU disse...

achei um site muito bacana relacionado a geografia:
nele mostra o nive de populaçao de cada pais, seus obejivos, o indice de analfabestimo e até história...
muito legal. Vale a pena dar uma olhada:
http://www.ibge.gov.br/paisesat/

Leandro Pedro - T:2003

Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de Geografia de ensino fundamental e médio.